segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Tecnologi@ e Educ@ção

A tecnologia pode ser um grande recurso educ@cional.
O maior investimento tecnológico nas escolas é a instalação de sal@s informatiz@das, onde muitos alunos tem o primeiro cont@to com os comput@dores.
Quando fala-se em tecnologia aplicada à educação vem o pensamento de que as "máquinas" substituirão os professores. O que bem se sabe que isto não é verdade.
Em primeiro lugar parte-se do princípio de que o comput@dor é apenas uma ferrament@ e que sozinho não é capaz de promover a aprendizagem sistematizada.
Quando o computador é inserido como recurso didático no projeto pedagógico de uma escola, é necessário que professores prepar@dos utilizem o recurso para que aconteça uma aprendizagem significativa.
O @luno não deve ser colocado como um sujeito passivo à frente de um computador. Ele deve ser incentivado a imaginar, criar, produzir.
"As ferramentas tecnológicas devem servir de base para a criação.
Professores e alunos devem assumir o papel de princip@is person@gens e usar criatividade, raciocínio e atitudes ativas para a produção do conhecimento."(http://www.suapesquisa.com/)

Um comentário:

  1. Oi amiga,
    Assim como quando a televisão surgiu comentaram que o rádio seria "extinto", nós professores não seremos substituídos por máquinas.
    Beijos

    ResponderExcluir